Tem havido muito debate sobre como instalar corretamente as saias laterais RS em um Impreza não RS. Depois de passar meticulosamente pelo processo eu mesmo, pensei em poupar a todos a dor de cabeça de tentar descobrir por conta própria. Tenha em mente que fiz isso em um sedã L de 1998, então pode haver pequenas variações para outros anos/pacotes de acabamento.
Primeiro, aqui estão as peças que você precisará:
Usando sua chave de fenda Phillips, remova o parafuso da arruela de plástico quadrada preta na parte inferior da parte traseira do painel do balancim (bem em frente à roda traseira). Fixe a peça da saia lateral traseira inserindo um parafuso de metal na arruela preta (mova a peça de borracha preta para a parte de trás da arruela preta). Ajuste a peça da saia lateral para onde você gosta e marque sua localização no balancim com pedaços de fita adesiva (apenas marque o perímetro da peça da saia lateral para saber onde ela se encaixa quando a peça estiver desligada). Agora, remova a peça da saia lateral.
Presilhas Laterais
Com a peça da saia lateral traseira removida, insira as presilhas macho de plástico cinza que prendem a saia lateral à lateral do balancim. Com sua fita métrica, meça da borda interna da parte traseira da saia lateral até o centro da primeira presilha de plástico. Usando seu punção, risque uma marca vertical na mesma distância da borda traseira do balancim no carro. Agora, meça entre as presilhas (usando o mesmo ponto em cada presilha - centro, borda direita ou borda esquerda) e faça as marcas correspondentes em seu carro. Existem apenas três presilhas na peça traseira, então isso não deve demorar muito.
Agora que você calculou suas distâncias horizontais, é hora de determinar a distância vertical, o que pode ser um pouco mais complicado. Realmente, como as saias laterais são de plástico e, consequentemente, flexíveis, desde que todas as marcas estejam em uma linha reta, deve ficar bom. Descobri que quando a Subaru borrifou a camada texturizada de protetor no meu Impreza, ela deixou um guia perfeito para descobrir a distância vertical para as presilhas da saia lateral. Se o seu carro recebeu o spray de textura da carroceria, observe atentamente ao longo do painel do balancim e você deverá ver uma linha reta onde o balancim foi mascarado quando o spray de textura foi aplicado - este é o seu guia. Se você não tiver este guia incidental, basta fazer uma linha a aproximadamente 1" da parte inferior da porta ao longo do painel do balancim. Onde esta linha (seja a da textura ou a que você mediu) cruza as marcas verticais que você marcou anteriormente, é onde você deseja furar.
Consistente com o ditado, "Meça duas vezes, corte uma vez", segure a peça da saia lateral (com as presilhas cinzas ainda inseridas) no painel do balancim para garantir que seus pontos marcados estejam precisos.
Para garantir que sua broca piloto não vagueie, use seu punção e martelo para bater uma pequena凹凸 onde suas marcas verticais e horizontais se cruzam. Usando sua furadeira com a broca de 1/16", faça furos piloto em cada marca. Depois que os pilotos forem perfurados, novamente, segure a peça da saia lateral (com as presilhas cinzas ainda inseridas) no painel do balancim para garantir que seus furos piloto estejam precisos.
Furo piloto perfurado - se você olhar de perto, poderá ver a linha feita pelo revestimento protetor texturizado.
Se tudo estiver alinhado, use sua broca escalonada para furar os furos piloto para 5/16".
Se você mora em uma área favorável à ferrugem, agora é a hora de aplicar proteção contra corrosão em seus furos recém-perfurados.
Insira as presilhas fêmeas de plástico preto.
Agora, prenda a peça da saia lateral traseira.
Com a peça da saia traseira no lugar, remova o rebite/presilha de plástico preto da parte interna do para-lama dianteiro e prenda a peça da saia lateral dianteira (semelhante a como você fez a peça traseira) usando a mesma presilha de plástico. Você sabe o que fazer, segure a saia no lugar e marque-a com fita adesiva.
Repita o mesmo processo da traseira: remova a peça da saia dianteira, prenda as presilhas cinzas, meça da parte interna da saia dianteira até a primeira presilha, marque o ponto correspondente no balancim, meça entre as presilhas, marque os pontos, etc. Você ainda deve ter sua linha horizontal marcada (se não tiver, terá que fazê-lo novamente), então, depois de verificar novamente seus pontos de perfuração segurando a saia com presilhas para comparação, você deve estar pronto para perfurar, perfurar o piloto e perfurar 5/16".
Não posso enfatizar o suficiente a importância de garantir que suas marcas riscadas e, em seguida, os furos piloto sejam precisos. Depois que o furo de 5/16" for perfurado, não há como voltar atrás.
Prenda a peça da saia dianteira usando as presilhas e depois faça uma pausa.
Parafusos Inferiores
Esta é a parte fácil. Agora que suas saias estão semi-fixadas, basta colocar a cabeça sob o balancim e, usando seu martelo e punção, marcar os pontos onde os parafusos devem ir batendo o punção no balancim. Tente centralizar as marcas nos furos das peças da saia. Depois que todas as marcas forem feitas, puxe as saias de volta.
Da mesma forma, use a broca de 1/16" para furar os furos piloto.
Agora, use a broca escalonada para furar furos de 3/8".
Quando terminar de furar, você deverá ter cinco furos de 3/8" bem perfurados na parte inferior do seu balancim.
E agora a parte divertida.
Não é frequente que você precise de furos quadrados. Disseram-me muitas vezes para esquecer os furos quadrados e apenas usar arruelas redondas com presilhas ou parafusos auto-roscantes. Eu estava decidido a usar o hardware OEM, então perguntei ao meu pai, que tem uma oficina mecânica onde trabalha, se ele poderia fazer um punção quadrado chanfrado para mim. Peça e receberás...
Aço endurecido + usinagem de precisão = furos quadrados
É provável que você possa comprar (ou fazer) algo comparável. Se você absolutamente não puder, *talvez* eu possa convencer meu pai a fazer outro soco, a um custo, é claro.
Com seu punção, insira-o nos furos redondos de 3/8" e comece a bater com seu martelo. Os furos em direção à frente só passam por uma folha de aço, então é bem leve - em direção ao centro do balancim, você tem que passar por duas folhas, então pode levar um pouco de esforço.
Continue batendo, ocasionalmente verificando a arruela quadrada de plástico branco para ajuste (você deseja poder inserir a arruela quase até o fim com a mão, mas precisa do martelo para bater até o fim). Seu furo quadrado deve estar no tamanho certo quando o punção tiver eliminado a maior parte (se não toda) da forma redonda da broca de 3/8".
Novamente, o ajuste da arruela deve ser muito confortável.
Agora, todas as peças de hardware fêmeas devem ser fixadas e você está a minutos da bondade da saia lateral.
Fixando as Saias Laterais
Antes de simplesmente colocar as saias laterais de volta, você deve prender as tiras de borracha preta protetoras. Perguntaram-me se elas são realmente necessárias, e a resposta é: provavelmente. Você realmente não "precisa" das tiras protetoras para prender as saias laterais, mas seria invariavelmente tolo não instalá-las, pois elas impedem que sujeira e chuva entrem por baixo da saia lateral (e impedem que as saias estraguem sua pintura).
As tiras protetoras utilizam um adesivo. Certifique-se de limpar a borda interna superior de cada peça da saia, remover o papel de apoio marrom da tira e prendê-la cuidadosamente à peça da saia, certificando-se de pressionar a tira firmemente quando ela estiver no lugar.
Você descobrirá que há um pouco de sobra em cada peça, então pegue sua lâmina de barbear e corte o excesso.
Agora que as saias estão prontas para serem presas, comece com a peça traseira e coloque-a, usando as presilhas laterais. Com seu soquete e chave de 10 mm, insira os parafusos nas arruelas brancas por baixo. Estes devem ser confortáveis, mas não muito apertados (lembre-se, você está parafusando em plástico, não em aço). Certifique-se de que as tiras de proteção de borracha não fiquem dobradas ao prender as saias. Repita o processo para a saia dianteira e reinsira o rebite/presilha preta no para-lama dianteiro.
Ta-da! Um lado para baixo, um lado para ir. Obviamente, tudo o que você precisa fazer é repetir todo o processo para o outro lado.
Se você tiver alguma dúvida, é só perguntar. Obrigado por ler!
Primeiro, aqui estão as peças que você precisará:
Depois de ter todas as peças, aqui estão as ferramentas que você precisará:
Primeiro, levante um lado do carro. Certifique-se de que está alto o suficiente para poder furar por baixo do balancim. Depois que o carro estiver levantado, pegue um pano e um pouco de limpador multiuso e limpe bem os balancins - você quer que eles estejam livres de sujeira e fuligem.
Usando sua chave de fenda Phillips, remova o parafuso da arruela de plástico quadrada preta na parte inferior da parte traseira do painel do balancim (bem em frente à roda traseira). Fixe a peça da saia lateral traseira inserindo um parafuso de metal na arruela preta (mova a peça de borracha preta para a parte de trás da arruela preta). Ajuste a peça da saia lateral para onde você gosta e marque sua localização no balancim com pedaços de fita adesiva (apenas marque o perímetro da peça da saia lateral para saber onde ela se encaixa quando a peça estiver desligada). Agora, remova a peça da saia lateral.
Presilhas Laterais
Com a peça da saia lateral traseira removida, insira as presilhas macho de plástico cinza que prendem a saia lateral à lateral do balancim. Com sua fita métrica, meça da borda interna da parte traseira da saia lateral até o centro da primeira presilha de plástico. Usando seu punção, risque uma marca vertical na mesma distância da borda traseira do balancim no carro. Agora, meça entre as presilhas (usando o mesmo ponto em cada presilha - centro, borda direita ou borda esquerda) e faça as marcas correspondentes em seu carro. Existem apenas três presilhas na peça traseira, então isso não deve demorar muito.
Agora que você calculou suas distâncias horizontais, é hora de determinar a distância vertical, o que pode ser um pouco mais complicado. Realmente, como as saias laterais são de plástico e, consequentemente, flexíveis, desde que todas as marcas estejam em uma linha reta, deve ficar bom. Descobri que quando a Subaru borrifou a camada texturizada de protetor no meu Impreza, ela deixou um guia perfeito para descobrir a distância vertical para as presilhas da saia lateral. Se o seu carro recebeu o spray de textura da carroceria, observe atentamente ao longo do painel do balancim e você deverá ver uma linha reta onde o balancim foi mascarado quando o spray de textura foi aplicado - este é o seu guia. Se você não tiver este guia incidental, basta fazer uma linha a aproximadamente 1" da parte inferior da porta ao longo do painel do balancim. Onde esta linha (seja a da textura ou a que você mediu) cruza as marcas verticais que você marcou anteriormente, é onde você deseja furar.
Consistente com o ditado, "Meça duas vezes, corte uma vez", segure a peça da saia lateral (com as presilhas cinzas ainda inseridas) no painel do balancim para garantir que seus pontos marcados estejam precisos.
Para garantir que sua broca piloto não vagueie, use seu punção e martelo para bater uma pequena凹凸 onde suas marcas verticais e horizontais se cruzam. Usando sua furadeira com a broca de 1/16", faça furos piloto em cada marca. Depois que os pilotos forem perfurados, novamente, segure a peça da saia lateral (com as presilhas cinzas ainda inseridas) no painel do balancim para garantir que seus furos piloto estejam precisos.

Furo piloto perfurado - se você olhar de perto, poderá ver a linha feita pelo revestimento protetor texturizado.
Se tudo estiver alinhado, use sua broca escalonada para furar os furos piloto para 5/16".

Se você mora em uma área favorável à ferrugem, agora é a hora de aplicar proteção contra corrosão em seus furos recém-perfurados.
Insira as presilhas fêmeas de plástico preto.

Agora, prenda a peça da saia lateral traseira.
Com a peça da saia traseira no lugar, remova o rebite/presilha de plástico preto da parte interna do para-lama dianteiro e prenda a peça da saia lateral dianteira (semelhante a como você fez a peça traseira) usando a mesma presilha de plástico. Você sabe o que fazer, segure a saia no lugar e marque-a com fita adesiva.
Repita o mesmo processo da traseira: remova a peça da saia dianteira, prenda as presilhas cinzas, meça da parte interna da saia dianteira até a primeira presilha, marque o ponto correspondente no balancim, meça entre as presilhas, marque os pontos, etc. Você ainda deve ter sua linha horizontal marcada (se não tiver, terá que fazê-lo novamente), então, depois de verificar novamente seus pontos de perfuração segurando a saia com presilhas para comparação, você deve estar pronto para perfurar, perfurar o piloto e perfurar 5/16".
Não posso enfatizar o suficiente a importância de garantir que suas marcas riscadas e, em seguida, os furos piloto sejam precisos. Depois que o furo de 5/16" for perfurado, não há como voltar atrás.
Prenda a peça da saia dianteira usando as presilhas e depois faça uma pausa.
Parafusos Inferiores
Esta é a parte fácil. Agora que suas saias estão semi-fixadas, basta colocar a cabeça sob o balancim e, usando seu martelo e punção, marcar os pontos onde os parafusos devem ir batendo o punção no balancim. Tente centralizar as marcas nos furos das peças da saia. Depois que todas as marcas forem feitas, puxe as saias de volta.

Da mesma forma, use a broca de 1/16" para furar os furos piloto.

Agora, use a broca escalonada para furar furos de 3/8".

Quando terminar de furar, você deverá ter cinco furos de 3/8" bem perfurados na parte inferior do seu balancim.

E agora a parte divertida.
Não é frequente que você precise de furos quadrados. Disseram-me muitas vezes para esquecer os furos quadrados e apenas usar arruelas redondas com presilhas ou parafusos auto-roscantes. Eu estava decidido a usar o hardware OEM, então perguntei ao meu pai, que tem uma oficina mecânica onde trabalha, se ele poderia fazer um punção quadrado chanfrado para mim. Peça e receberás...

Aço endurecido + usinagem de precisão = furos quadrados
É provável que você possa comprar (ou fazer) algo comparável. Se você absolutamente não puder, *talvez* eu possa convencer meu pai a fazer outro soco, a um custo, é claro.
Com seu punção, insira-o nos furos redondos de 3/8" e comece a bater com seu martelo. Os furos em direção à frente só passam por uma folha de aço, então é bem leve - em direção ao centro do balancim, você tem que passar por duas folhas, então pode levar um pouco de esforço.

Continue batendo, ocasionalmente verificando a arruela quadrada de plástico branco para ajuste (você deseja poder inserir a arruela quase até o fim com a mão, mas precisa do martelo para bater até o fim). Seu furo quadrado deve estar no tamanho certo quando o punção tiver eliminado a maior parte (se não toda) da forma redonda da broca de 3/8".

Novamente, o ajuste da arruela deve ser muito confortável.

Agora, todas as peças de hardware fêmeas devem ser fixadas e você está a minutos da bondade da saia lateral.
Fixando as Saias Laterais
Antes de simplesmente colocar as saias laterais de volta, você deve prender as tiras de borracha preta protetoras. Perguntaram-me se elas são realmente necessárias, e a resposta é: provavelmente. Você realmente não "precisa" das tiras protetoras para prender as saias laterais, mas seria invariavelmente tolo não instalá-las, pois elas impedem que sujeira e chuva entrem por baixo da saia lateral (e impedem que as saias estraguem sua pintura).
As tiras protetoras utilizam um adesivo. Certifique-se de limpar a borda interna superior de cada peça da saia, remover o papel de apoio marrom da tira e prendê-la cuidadosamente à peça da saia, certificando-se de pressionar a tira firmemente quando ela estiver no lugar.

Você descobrirá que há um pouco de sobra em cada peça, então pegue sua lâmina de barbear e corte o excesso.

Agora que as saias estão prontas para serem presas, comece com a peça traseira e coloque-a, usando as presilhas laterais. Com seu soquete e chave de 10 mm, insira os parafusos nas arruelas brancas por baixo. Estes devem ser confortáveis, mas não muito apertados (lembre-se, você está parafusando em plástico, não em aço). Certifique-se de que as tiras de proteção de borracha não fiquem dobradas ao prender as saias. Repita o processo para a saia dianteira e reinsira o rebite/presilha preta no para-lama dianteiro.

Ta-da! Um lado para baixo, um lado para ir. Obviamente, tudo o que você precisa fazer é repetir todo o processo para o outro lado.
Se você tiver alguma dúvida, é só perguntar. Obrigado por ler!